Saiba mais sobre Buloses
O que são Buloses?
As doenças bolhosas da pele ou Buloses, são enfermidades que causam muito impacto na qualidade de vida dos pacientes. São doenças autoimunes, causadas por uma agressão imunológica a algumas camadas da pele, recebendo a denominação de Pênfigos ou Penfigoides. Dentre os seus subtipos, está o Pênfigo Vulgar, Pênfigo Foliáceo, Penfigoide Bolhoso e Penfigoide de Membranas Mucosas A diferença entre eles é baseada no tipo de agressão imunológica sofrida na pele e a porção afetada, ao nível histopatológico.
Quais são os sintomas desse grupo de doenças?
Os Pênfigos e Penfigoides são enfermidades de caráter crônico, com períodos de exacerbação e recidiva durante a vida do paciente. Os sintomas incluem a formação de bolhas na pele e, em alguns casos, nas mucosas a depender do tipo da doença apresentada. Essas lesões podem ser bolhas flácidas e superficiais, tensas e protusas, lesões semelhantes a aftas na cavidade oral e lábios, dor e dificuldade para alimentação, sensação de ardor na cavidade nasal e ocular e até genital.
As Buloses podem ser apresentadas por adultos jovens, idosos e crianças, tendo distribuição semelhante entre os sexos. Existem alguns fatores que podem funcionar como gatilho, como exposição a radiação ultravioleta, uso de algumas medicações, presença de neoplasias associadas e outras comorbidades. Os locais afetados variam de acordo com o tipo de doença manifestada pelo paciente.
Quais são os tratamentos existentes?
O tratamento das buloses é pautado em reduzir a atividade do sistema imunológico do paciente no local da formação das bolhas. Existem diversos medicamentos atualmente, chamados de imunossupressores e imunomoduladores. Esses fármacos controlam a agressão à pele, impedindo o descolamento da camada afetada, assim como a formação das bolhas. Os resultados obtidos são excelentes, havendo controle total das lesões em grande parte dos casos. A cura total da doença não é obtida, porém há períodos longos de remissão.
Além do tratamento farmacológico, também é necessária a redução da exposição a alguns fatores de piora clínica, como a exposição a radiação solar, controle de doenças de base e uso de certas medicações.
É importante ressaltar que, ainda que esse grupo de doenças seja de ordem predominantemente Dermatológica, outros sistemas também podem ser acometidos, como o oftalmológico, gastrointestinal e ginecológico. Por isso, é imprescindível que o paciente receba acompanhamento multidisciplinar para a garantia do seu adequado manejo clínico e qualidade de vida.