O médico reumatologista é o profissional especializado em pesquisar, diagnosticar e tratar as doenças reumáticas. As doenças reumáticas são um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor (ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos) ou outras partes do corpo (pele e órgãos internos), podendo ou não estar acompanhadas de dor articular, e que podem ocorrer em pessoas de todas as idades.
Isso quer dizer que ele investiga e trata muito além das dores nas articulações, nos músculos e ossos que não tenham sido causadas em virtude de batidas, quedas e torções. Esse profissional também atua na prevenção e no tratamento de doenças do metabolismo ósseo (ex: osteoporose), e na investigação e tratamento de doenças autoimunes e autoinflamatórias (lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, gota, ect).
Embora os sintomas das doenças reumatológicas se manifestem com maior frequência no sistema musculoesquelético, eles podem ser apenas um indicativo de patologias que acometem outros órgãos, como pulmões, coração, olhos, intestino, ect. Por esse motivo, o reumatologista tem uma formação bastante completa e complexa que permite que ele adquira conhecimento dos demais sistemas do corpo humano.
O papel desse especialista, no entanto, não é unicamente diagnosticar. O gerenciamento clínico e o tratamento das articulações, dos ossos, músculos, órgãos internos e do sistema imune também é feito por ele.
É importante frisar que o médico reumatologista atua em parceria com outros profissionais da saúde para promover um tratamento mais completo aos seus pacientes. Além disso, atua na educação dos enfermos e familiares, provendo valiosas informações sobre como conviver com uma doença reumática crônica e ter mais qualidade de vida. Esse cuidado inclui técnicas de prevenção de incapacidade, uso de medicamentos, dicas para recuperação de funções e para preservar o bem-estar do indivíduo na comunidade na qual ele está inserido.