Saiba mais sobre Artrite Reumatoide
O que é a artrite reumatoide?
A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória, autoimune crônica, ou seja, é uma doença na qual o sistema imune, responsável pela defesa do nosso organismo, ataca os próprios tecidos e órgãos do nosso corpo. No caso da artrite reumatóide o principal alvo do sistema imunológico são as articulações, principalmente as pequenas articulações dos dedos das mãos e dos punhos. No entanto, quase todas as articulações do corpo podem ser afetadas. Além de acometer as articulações, a artrite reumatóide pode cursar com manifestações extra-articulares afetando olhos, pulmões, vasos sanguíneos e levar também a formação de nódulos, os nódulos reumatóides. Por ser uma doença crônica, a artrite reumatóide não tem cura, porém existe tratamento eficaz, capaz de controlar os sintomas da doença e a inflamação, dessa forma evitando que a doença progrida e deixe sequelas como deformidades articulares
Como é feito o diagnóstico da artrite reumatóide?
O diagnóstico da artrite reumatóide é feito pelo médico reumatologista. Este especialista utilizará a história clínica, o exame físico articular além de exames de sangue (procurando marcadores inflamatórios elevados e a presença de anticorpos comuns na doença) e exames de imagem (radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética) para chegar ao diagnóstico do paciente. Existem critérios desenvolvidos pela Liga Européia contra o Reumatismo (EULAR) em conjunto com o Colégio Americano de Reumatologia (ACR) para auxiliar o médico no diagnóstico.
Como é feito o tratamento da artrite reumatóide?
O tratamento da artrite reumatóide tem como objetivo aliviar as dores e sintomas da doença, reduzir a atividade inflamatória, impedir o dano articular e a perda funcional, melhorando a qualidade de vida do paciente. Para atingir esses objetivos, o médico deve guiar o tratamento por metas. Estas metas foram definidas pela Liga Européia contra o Reumatismo (EULAR) em conjunto com o Colégio Americano de Reumatologia (ACR) e são obtidas através da entrevista clínica, da observação de exames laboratoriais e do exame físico.
Podem ser utilizados medicamentos chamados de MMCD
(Medicamentos Modificadores do Curso da Doença) sendo estes divididos em:
- MMCD Biológicos
- Inflixmabe
- Adalimumabe
- Certolizumabe
- Golimumabe
- Etanercept
- Tocilizumabe
- Abatacept
- Rituximabe
- MMCDs convencionais
- Metotrexato
- Leflunomida
- Hidroxicloroquina
- Sulfassalazina
- MMCD sintéticos alvo específicos
- Tofacitinibe
- Baricitinibe
- Upadacitinibe